Dezembro - 1940

Em 1940, visita a cidade Príncipe D. João de Orleans e Bragança, pilotando um avião de treinamento da Marinha de Guerra.

A 08 de dezembro de 1940, por iniciativa do General Luiz de Sá Affonseca, foi criado a Aéreo Clube de Resende e organizada a sua primeira Diretoria que ficou assim constituída: Presidente, Vice, Secretário, Tesoureiro e Consultor Técnico, respectivamente, Arnaldo A. Barreira Cravo, João dos Santos Viana, Tácito Frederico, Eduardo Celso Chaves e Capitão Miguel Lampert. No Conselho Fiscal: José Ferraiolo, Dr. Roberto de Freitas Lima, Almirante Shot, Arcílio Guimarães, Dr. Batista Lopes. Presidente Honra: Gen. Luiz de Sá Affonseca. O número inicial de sócios atingiu a 119. Na sessão de posse, falaram Arcílio Guimarães, Alfredo Sodré, Joroe Silva e Alcides Maia.

Ainda em 1940, por determinação Oficial, aviões militares e particulares que, proposital ou acidentalmente, tenham de aterrissar nas vizinhanças da cidade, só poderão fazê-lo no Campo da Fazenda Santa Izabel, à margem da rodovia Resende-Riachuelo, na pista Norte-Sul já oficialmente demarcada.