Agosto - 1941

Em 26 de Agosto de 1941, o Ministério da Aeronáutica decretou a autorização de funcionamento do Aeroclube de Resende. No dia 29 de setembro de 1941, aniversário da cidade, aconteceu em Resende a primeira e mais brilhante festa aviatória, a cerimônia da benção e batismo do avião Cap. O’Relly”, doado ao Aeroclube de Resende pelo estanceiro gaúcho Ismael Chaves Barcelos. Paraninfou a cerimônia o emérito fluminense Dr. Raul Fernandes. A cerimônia foi presidida pelo Dr. Salgado Filho, Ministro da Aeronáutica e assistida pela grande massa popular, autoridades civis e militares. Contavam-se entre os assistentes o Almirante Gago Coutinho, o jornalista Assis Chateaubriand e o Coronel Newton O’Relly.

A propósito da solenidade falaram o Ministro Salgado Filho, Raul Fernandes, Assis Chateaubriand, Dr. Romeu de Andrade, Alfredo Sodré, Coronel O’Relly, Dr. Bandeira Cravo, presidente do clube local. Nos salões do Aeroclube, o General Luiz de Sá Affonseca ofereceu aos visitantes lauta churrascada que transcorre em meio a muita cordialidade. No amistoso ágape falaram o ministro Salgado Filho, General Affonseca, Almirante Gago Coutinho, Prefeito Ferraiolo, Alfredo Sodré e Raul Fernandes, que oferece ao clube local dez contos de réis, assinalando o curioso detalhe de sua atividade de advogado, porquanto foi na Comarca de Resende que o orador fez sua estréia como advogado, vindo trabalhar com José Alfredo Sodré, então exercendo funções na Comarca.

Paulo Chaves acentua o fato de o Aeroclube de Resende ser o primeiro Clube Aéreo fora das capitais do Rio e São Paulo, criado por influência direta da construção de Escola Militar em Resende. Estava no Início a campanha do ministro Salgado Filho e dos Diários Associados do Sr. Assis Chateaubriand pela implantação da aviação civil no Brasil. E que o batismo desse avião com o nome de Cap. O’Relly foi em homenagem ao capitão O’Relly morto em acidente aéreo da F.A.B.