Agosto - 1946

Em 1946 o Ministério da Aeronáutica manifestou a intenção de instalar em Resende uma base e Escola de Paraquedismo em Agulhas Negras. Iniciativa que teve logo o apoio do Prefeito Arnaldo Rodrigues Duarte que pretendia harmonizar tal evento como plano de expansão da cidade, o que não se efetivou.

Em 07 de agosto de 1946 e em visita a Escola Militar de Resende, desembarcou no Aeroporto Santa Isabel o General Eisenhower, acompanhado por oficiais de seu Estado Maior. Foram escoltados por um pelotão de cavalaria até o Conjunto Principal AMAN. O General da Vitria agradeceu sorrindo os carinhosos aplausos da multidão de populares e colegiais que agitavam bandeiras brasileiras e americanas a sua passagem. A Aeronáutica desde a inauguração do Campo de Aviação tem mantido os seus serviços de proteção ao voo com Sargentos e Subtenentes Radiotelegrafistas como Braz, Jessé, Calé, Arnold, Wilson e outros residindo e trabalhando sempre dois a dois na área do campo, agindo em harmonia com o pessoal civil do Aeroclube sem qualquer problema.

Praticamente sem interrupção, o Aeroclube vem cumprindo sua missão com rigoroso respeito as determinações e conveniências das funções militares da área de aproximação e pouso.