Os pilotos que utilizam boas técnicas de voo sempre... [leia mais]
Os pilotos que utilizam boas técnicas de voo sempre estão com o pensamento 20 a 50 milhas à frente, preparando-se para qualquer evento e mantendo alto grau de alerta. Lembre-se, o piloto em comando DEVE conduzir com segurança e padronização um voo, desde sua preparação até seu abandono. Operar a aeronave com segurança não é uma opção e sim uma OBRIGAÇÃO.
Você é o responsável pela... [leia mais]
Você é o responsável pela operação do voo e também pela vida das pessoas a bordo de sua aeronave. O conhecimento dos sistemas e das características de sua aeronave, a preparação cuidadosa do voo e a prática da pilotagem são a chave para um voo seguro.
Dicas rápidas:
Piloto:
-Certificar-se de estar com sua habilitação em dia;
-Checar os documentos da aeronave;
-Verificar se o check-list esta disponível e cumpri-lo;
-Refletir quanto suas limitações;
-Manter-se sempre em reciclagem de treinamento.
Voo:
-Verificar e estudar a Meteorologia;
-Preparar e conhecer bem a radio-comunicação;
-Estudar as condições e características do aeródromo de destino e altenativa;
-Preparar bem sua navegação aérea.
Aeronave:
-Conhecer bem seu manual de voo;
-Respeitar o envelope de peso e balanceamento;
-Planejar de forma segura a quantidade de combustível;
-Analisar as condições de desempenho da aeronave.
O Manual Geral de Treinamento tem como objetivo fornecer a... [leia mais]
O Manual Geral de Treinamento tem como objetivo fornecer a padronização da instrução de voo com normas e procedimentos , visando à melhor técnica de operação, tanto para instrutores como para alunos. Sua descrição subordina-se à necessidade de documentar a filosofia de treinamento, a padronização da instrução e sua realização no Aeroclube de Resende, sendo monitorado pelos Diretores de Instrução e Técnico do ACR.
O Manual de Gerenciamneto da Segurança Operacional... [leia mais]
O Manual de Gerenciamneto da Segurança Operacional teve seu termo de aceite em Nov/2011 e é atualizado anualmente. Sua leitura é obrigatória e as informações nele contidas resumem os engajamentos e diretrizes da Escola de Pilotagem e Aerodesporto, assim como os programas específicos de prevenção de acidentes e incidentes, calendários de vistorias, palestras, identificação de perigos e gerenciamento dos riscos.
A Política de Segurança Operacional do... [leia mais]
A Política de Segurança Operacional do Aeroclube de Resende compreende os princípios, diretrizes e intenções estabelecidos e declarados por nossa organização para o gerenciamento da Segurança Operacional. Aplica-se a todos os nossos gestores e membros visando servir de orientação para a condução de nossas atividades de forma a se atingir a melhoria contínua da Segurança Operacional.
O Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional... [leia mais]
O Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional é um sistema capaz de gerenciar de forma contínua as ações necessárias para cumprir a política de segurança de uma empresa através de ferramentas e métodos eficientes. Ele permite garantir através de métodos preditivos que acidentes e incidentes sejam evitados, assim com a retro-alimentação de resultados e analises de desempenho. O SGSO do Aeroclube de Resende está implantado desde 2011 e é atualizado anualmente.